quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como guardar o coração ?

 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Pv 4:23-27




Tenho lido e pensado muito nesses versículos ultimamente, parece que meu coração arde quando os leio, creio que seja Deus falando comigo.
Percebi que muitos problemas que passei até hoje, foram porque eu fraquejei e não soube guardar meu coração, deixei que ele fosse atingido por setas, ele ficou ferido, e eu fiquei perdida e sem forças, foi difícil ficar de pé novamente.
Então eu pude perceber que só eu tenho o poder de guardar meu coração, só eu posso tomar a decisão de protegê-lo.
Mas como devo guardar meu coração? Andei lendo sobre isso e fui escrevendo o que entendi e achei interessante postar no blog.

Guardar do ressentimento:
Ressentimento é basicamente sentir o mesmo de novo.
Quando passo por um problema que me faz muito mal, ao invés de tentar esquecer e pedir forças a Deus pra não pensar mais e confiar que Ele irá lançar tudo no mar do esquecimento, pelo contrário, eu simplesmente penso direto na situação até que se torne uma coisa tão grande e eu não tenha mais domínio sobre ela. Aquele sentimento que no início só me incomodava, vai crescendo e se tornando uma fonte de mágoas que se transformam em amargura, com raízes tão profundas, que acabam contaminando a minha alma e também as pessoas ao meu redor.

Guardar da impureza:
Tudo aquilo que passa no seu coração e não é puro, deve ser confessado e abandonado.
Às vezes ficamos sujos sem perceber, porque nos sujamos aos poucos.
Muitos pecados até serem cometidos, primeiro são pensados, analisados, pensados de novo e no fim faz a pessoa cair, se no primeiro momento daquele pensamento repreendêssemos e pedíssemos perdão a Deus pelo mau pensamento, fazendo o possível para nos afastar daquela situação e começássemos a encher o nosso coração com coisas do espírito, lendo a bíblia, orando, jejuando, indo mais a igreja, os maus pensamentos iriam se afastar, pois se o nosso coração estiver cheio de Deus, será mais difícil pecar.

Guardar o que é dito:
Quem quer guardar o coração, deve também guardar a sua boca, controlar a nossa língua, além de guardar nosso coração, nos faz alcançar sabedoria.
Muitas coisas que saem da boca contaminam o coração, quantas vezes as pessoas falam coisas tão duras e pesadas para nós ou até assuntos tão impuros que entram como veneno na nossa alma.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Ef 4:29

Guardar o que é visto:
Devemos olhar sempre para o alto, para os propósitos de Deus para nossas vidas, deixar de olhar para a vida das pessoas e prestarmos mais atenção na nossa, e refletirmos o que necessita ser mudado.
Devemos tirar os olhos daquilo que não é bom e tentarmos enxergar apenas as coisas que são do alto e que irão acrescentar coisas positivas em nossas vidas.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” Sl 139:23,24

O que anda no seu coração? Quais são os sentimentos escondidos nele? O Senhor sonda o nosso coração e nos revela o que há de mal, ele nos sugere trocar nosso coração de pedra por um de carne. Porém Deus nos dá o livre arbítrio, é uma decisão nossa guardá-lo. Que possamos guardar o nosso coração como o bem mais precioso.


 Escrevendo esse texto eu lembrei de um hino que fala muito ao meu coração e que me ajudou muito quando eu não tinha forças para começar a guardar meu coração. É um hino da cantora Léa Mendonça.

Coração Enganoso

O coração é enganoso, desesperadamente enganoso
Há caminho que parece ser perfeito
Mas o seu final é morte
Por isso eu vou proteger minha mente
Eu vou proteger também meu coração
Eu vou escolher melhor as minhas companhias
Controlar os meus impulsos e só falar o que convém
Eu não vou deixar que me humilhem
Eu não vou deixar que me magoem
Eu não vou deixar que me amaldiçoem
E que façam pouco de mim
Ninguém vai falar comigo desse jeito
Sou filho do Rei, maus tratos não aceito
As promessas de Deus estão se cumprindo
Ninguém vai atrapalhar esse momento
Estão querendo usurpar minha benção
Vou logo dizendo, não vão conseguir
Sou propriedade exclusiva de Deus, Ele cuida de mim



2 comentários:

  1. Aline não pare de escrever, deixe ser usada por Deus!bjss

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de texto, deixa o Senhor te usar com essa ferramenta que pode atingir lugares onde os seus pés talvez nunca alcancem, mas, suas palavras encontrarão muitos e necessitados corações.
    God Bless you!

    ResponderExcluir