quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Peniel - Lugar de Encontro com Deus

Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. (Gn 32:30)


Peniel
Como é dificil voltar
E encarar meu passado
Quantos erros eu cometi
E ainda assim tu me amas
Confronta-me, Restaura-me
Vem e muda o meu nome
E envergonhado eu nunca mais serei
Peniel, eu tenho visto O Senhor
Peniel, tenho lutado com Deus
Vou morrer, morrer pra mim mesmo
E mudar minha história pra sempre
Peniel, saio daqui vencedor
Peniel, levo essa marca em mim
Pois estive
Face-a-face com Deus
Esse versículo do livro de Gênesis fala sobre Jacó e o encontro que ele teve com Deus, através desse encontro o nome dele foi mudado de Jacó que significa: (enganador, mentiroso) para Israel que significa: (Que reina com Deus).
Peniel foi o lugar de confronto com ele mesmo e com Deus, lá o Senhor levou Jacó ao arrependimento, ao propósito certo e a estar face a face com Ele.
O Senhor mudou o caráter de Jacó porque ele se arrependeu, e sentiu profunda dor, arrependimento sem dor não é arrependimento. Quando o pecado é lembrado sem dor não há cura.
No livro de Salmos, capítulo 51, Davi sente tamanha dor pelo pecado que havia cometido e clama a Deus por purificação.
Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. (Sl 51:2,3)

Toda pessoa que é confrontada por Deus e se arrepende genuinamente, consegue alcançar a cura e a libertação. Devemos nos arrepender de nossos pecados, confessarmos para Deus e abandoná-los.

O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. (Pv 28:13)

Jacó foi um homem que vivia como muitos de nós hoje em dia na igreja, tinha fé, ia aos cultos, participava dos trabalhos na igreja, porém trazia consigo problemas sérios de comportamento como a mentira, inimizade, engano, enfim seu caráter era fraco e ele vivia fugindo.
Como enganador Jacó nasceu disputando espaço com seu irmão Esaú, na vontade de ser abençoado, usou a mãe e enganou seu pai Isaque, para tomar a benção de Esaú.
Quando tudo foi descoberto Jacó fugiu, porque pensava que com o tempo tudo se resolveria, porém sua vida ficou amarrada.
Jacó precisava reconhecer os seus erros e confessá-los.
Depois que ele teve um encontro com Deus, sentiu muita dor, e na solidão ele foi confrontado com o seu passado e seu pecado.
Deus quebrantou Jacó, e assim ele pôde enxergar o quanto precisava de cura, de restauração.
O Senhor requer isso de nós, arrependimento, nem que pra isso Ele tenha que nós quebrar e nos deixar como cacos pelo chão.
Se não enfrentarmos nossos pecados, eles é que vão nos enfrentar, o inimigo tem legalidade sobre nós enquanto andamos em trevas.

Enquanto calei o meu pecado, os meus ossos se envelheceram dentro de mim. (Sl 32:3)

O Senhor quer que arranquemos nossas máscaras e admitamos quem realmente somos, para que Ele possa nos dar uma nova vida, como fez com Jacó.

Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. (Gn 32:28)

Um comentário:

  1. Pois eu me sinto confrontado com suas palavras.
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir